Projeto "JardiMat - promoção de competências matemáticas no pré-escolar"

17-09-2021

O projeto - "JardiMat - Jardinar a Matemática" visa a promoção de competências matemáticas no Pré-Escolar. Arrancou em 2021/22, contando com a colaboração da Universidade Lusíada Norte - Porto e o Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, através da Dra. Joana Cruz e da Dra. Daniela Gandra.

Trata-se de um projeto elaborado pela Psicóloga Maria Fernanda Alves, implementado pelas Educadoras nas rotinas normais das crianças.

O projeto "JardimMat – Jardinar Matemática" foi estruturado numa abordagem multinível, no domínio da aprendizagem, segundo a metodologia de intervenção na educação: Response to Intervention (RTI), uma vez que permite a identificação precoce de alunos de risco e que estes beneficiem atempadamente de uma intervenção ajustada. Sustentado no modelo desenvolvimental para a aquisição da numeracia proposto por Fritz et al. (2013), tem como referência o projeto implementado em Portugal "Voo da Matemática" de Cruz, J. et al., dada a evidência empírica demonstrada.

Os(as) Educadores(as) de Infância participaram numa formação ao longo do ano, com a Dra. Joana Cruz e da Dra. Daniela Gandra, no âmbito dos modelos multinível (RTI), da avaliação e intervenção na área da matemática.. Com estas ferramentas, os(as) Educadores(as) de Infância tiveram acesso a instrumentos de avaliação (rastreio e monitorização), bem como a atividades lúdicas que potenciem competências de numeracia, contextualizadas nas rotinas do jardim-de-infância, a par de estratégias que permitem apoiar as crianças no desenvolvimento da numeracia, suportados na investigação e em estudos empiricamente validados.

O projeto tem tido continuidade até ao presente.