Intervenção em Grupo

A intervenção do nível 2 engloba intervenções de intensidade moderada, dirigidas a alunos identificados com necessidades mais específicas, designadamente, por revelarem uma resposta insuficiente ao nível 1. É geralmente implementado no formato de pequeno grupo.

Deve ser projetado para ser precoce (i.e., disponibilizado aos primeiros sinais de dificuldade), eficiente (i.e., de rápido acesso) e eficaz (i.e., capaz de reverter trajetórias negativas), pressupondo-se como de carácter temporário para muitos dos alunos.

Seguem projetos que preveem esta ação:

"Semear a Matemática"

Intervenção em pequeno grupo de caráter transitório, de curta duração, visando reforçar competências matemáticas em alunos que revelaram fragilidades no nível 1.

Sessão de formação: "Mentor" (Programa de Mentorias do Agrupamento)

Está programada uma sessão de formação de mentores do 2º e 3º Ciclos, visando clarificar os objetivos da mentoria, o perfil e o papel do mentor, bem como, ilustrar algumas atividades que podem realizar com o mentorando. A sessão tem a duração de 90 minutos.

"Como Gerir a Ansiedade"

Trata-se de uma ação em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Refere-se à apresentação de um conjunto de temáticas sobre "Como Gerir a Ansiedade" com proposta de links para os alunos do secundário pesquisarem visando explorar e elaborar trabalhos, neste âmbito.

Dra. Joana Cruz

Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar

No âmbito do Projeto Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar, da responsabilidade da psicóloga Joana Cruz (PhD), investigadora da Universidade Lusíada (Norte), será efetuado, em colaboração com as educadoras, um despiste universal e uma avaliação da evolução, através da aplicação da bateria DUCLE às crianças finalistas, em dois momentos distintos, em outubro e em maio, respetivamente.

As crianças sessão avaliadas em grupos de 3 a 4 elementos, através da aplicação de 5 e 6 provas da bateria DUCLE, avaliando-se a consciência fonológica, o conhecimento do impresso, o vocabulário e o sentido de escrita. As provas serão cotadas e os resultados devolvidos às educadoras.