Intervenção Multinível na Aprendizagem

A atuação do psicólogo em contexto escolar estruturada no quadro dos modelos multinível (MMN), no domínio da aprendizagem, com foco nas competências de leitura, escrita e matemática, de modo a assegurar uma intervenção precoce e preventiva, visando a promoção do sucesso escolar.

Abordagem de avaliação e intervenção multinível permite aumentar a intensidade e frequência do apoio prestado. Assim, quantas maiores forem as necessidades da criança, maiores serão os recursos, tempo e esforço despendidos em prol dessa carência com o objetivo de atenuar a discrepância face ao grupo.

A atuação da psicóloga passa por efetuar um despiste, implementar um programa na turma (nível 1), sustentado na evidência, capacitar os docentes responsáveis através de consultoria permanente (apoio psicopedagógico indireto), monitorizar a evolução (resposta á intervenção), identificar alunos com necessidade de uma intervenção mais intensa (nível 2 ou 3), bem como, envolver os encarregados de educação no processo ao longo do ano.

Intervenção Universal

O nível 1 comporta ações dirigidas a todos, com o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas e maximizar a probabilidade de sucesso de todos os alunos. São exemplos de ações para promoção de competências matemáticas os projetos "Semear a Matemática", para o 1º ano, e o "JardiMat" para o pré-escolar.

Intervenção Intermédia

O nível 2 engloba intervenções de intensidade moderada, dirigidas a alunos identificados com necessidades mais específicas, designadamente, por revelarem uma resposta insuficiente ao nível 1. É geralmente implementado no formato de pequeno grupo. Pode ser implementado no contexto de sala de aula pelo professor, ou pelo psicólogo em sala à parte. Deve ser projetado para ser precoce (i.e., disponibilizado aos primeiros sinais de dificuldade), eficiente (i.e., de rápido acesso) e eficaz (i.e., capaz de reverter trajetórias negativas), pressupondo-se como de carácter temporário para muitos dos alunos.

Intervenção Específica

O nível 3 corresponde às práticas de intervenção e monitorização de progressos mais intensivas de todas, e tem como destinatários os alunos que revelam uma resposta mínima às intervenções de nível 1 e 2. Por norma, as dificuldades dos alunos deste nívelsão complexas, persistentes e de longa duração, exigem avaliações compreensivas e especializadas, visando desenvolver planos de intervenção significativos e personalizados.