"Semear a Matemática" - promoção de competências matemáticas no 1º ano

12-09-2023

O atual projeto para o 1º ano do 1º Ciclo, Semear a Matemática, pretende dar continuidade à intervenção desenvolvida, recorrendo ao modelo educacional multinível Response to Intervention (RTI), proposto por Barnet et al., 2004, de modo a identificar os alunos que não respondem à intervenção e a assegurar a atuação adequada para todos os alunos.

1. Intervenção em Turma

O 1º período será dedicado à implementação nas turmas do 1º ano, de um conjunto de atividades lúdicas para promoção de competências básicas de matemática, proporcionando situações significativas, visando tornar a aprendizagem da matemática divertida e relevante para as crianças.

De um modo global, recorre-se ao conto de histórias e a materiais para manter o interesse das crianças, a par de se adaptar ao ritmo de cada uma, permitindo que explorem os conceitos matemáticos de forma prática.

Procura-se, ainda, envolver os pais para apoiar no desenvolvimento de tarefas comuns na rotina das famílias que explorem conceitos matemáticos.