"Rumo ao Futuro" Intervenção Vocacional no 9º ano

Programa "Rumo ao Futuro"
O programa "Rumo ao Futuro", dirigido aos alunos do 9º ano, visa desenvolver competências vocacionais, de modo a torna-los capazes de tomar uma decisão autónoma e responsável sobre o seu futuro escolar e profissional.
O programa é constituído por quatro dimensões dinâmicas, que estão presentes em todo o processo: "Conhecer as Profissões para Escolher", "Conhecer os Cursos para Escolher", "Conhecer-me para Escolher" e "Eu Decido".
Para que seja possível a sua concretização e abrange todos os alunos, é integrado no tema "o Mundo do Trabalho" de Cidadania e Desenvolvimento.

Tema 1 "Conhecer as Profissões para Escolher"
O 1º período é dedicado ao tema "Conhecer as Profissões para Escolher". Trata-se de uma etapa focada na exploração do mundo das profissões, visando a elaboração do "Projeto Vocacional - Profissão preferida". Para o trabalho é fornecido um PowerPoint modelo com os itens a ser preenchidos e que servem de guia na pesquisa de informação, bem como de reflexão. Disponibilizaram-se, ainda, materiais de exploração vocacional no Teams, sendo que, no decurso do trabalho, todos os alunos recorrem aos seus portáteis. Os trabalhos realizados são apresentados à turma no final do período, no Auditório, numa perspetiva de partilha.


Tema 2 "Conhecer os Cursos para Escolher"
O Tema "Conhecer
os Cursos para Escolher",destinado
à exploração de cursos secundários e superiores, foidesenvolvido no 2º período. Os alunos foram introduzidos na
estrutura do sistema de ensino, familiarizando-se com as diferentes
nomenclaturas, em ordem a facilitar o processo de pesquisa. De igual modo,
foram orientados na consulta de páginas da internet oficiais de cursos
secundários e superiores. Foi fornecido um PowerPoint modelo com os itens a ser
preenchidos, bem como, uma lista de sites em partilha no TEAMS. Nas últimas
semanas do período, os alunos expuseram os trabalhos realizados no Auditório.
Esta exposição teve como particularidade comprometer o aluno na construção do
seu projeto, levando-o a reavaliar as opções, considerando as diversas
alternativas.
Tema 3 "Conhecer os Conhecer-me para Escolher"
O tema "Conhecer-me para Escolher" encontra-se integrado
nas dimensões anteriores. Focado no autoconhecimento, recorre a instrumentos
psicológicos, com finalidade de contribuir para que os alunos reúnam informação
razoável sobre os seus interesses e vocações para efetuar escolhas mais
ajustadas. Neste contexto, os alunos respondem no 1º período a um inventário
de interesses profissionais e, no 2º período, a outro inventário de interesses
por áreas de estudo. Os alunos podem, ainda, optar por constituir grupos, fora do horário letivo, e responder a uma bateria de testes que passam pelas capacidades, valores profissionais, personalidade, entre outros.
Tema 4 "Eu Decido"
O módulo "Eu Decido" do programa "Rumo ao Futuro" tem como objetivo principal levar o jovem a reavaliar as suas opções escolares. Neste contexto, os alunos têm a oportunidade de recorrer a entrevistas vocacionais individuais. Por conseguinte, no decurso do 3º período, podem inscrever-se para obterem apoio mais individualizado no processo de integração das informações e na tomada de decisão.
Com efeito, a aproximação da data da implementação das
opções gera algumas fragilidades, tornando o jovem mais suscetível a
influências de terceiros e a mudanças de última hora. Importa, portanto, que se sinta preparado, o que nem sempre é o caso,
sobretudo se não investir nas etapas anteriores.