"MindSet: Cuidar+"

08-01-2025

"MindSet: Cuidar +" é um programa de Autocuidado para Jovens do Secundário e tem como principal objetivo equipar os jovens com ferramentas para melhorar o autocuidado, regular as suas emoções e gerir os desafios escolares, prevenindo a ansiedade incapacitante e promovendo o bem-estar geral.

Integrado no Tema Saúde da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, pretende-se contribuir para o autoconhecimento e aumentar a alfabetização psicológica, ajudando os alunos a compreender as dimensões psicológicas da ansiedade de desempenho; capacitá-los para identificar e superar crenças limitantes, melhorar o autocuidado cognitivo e emocional e desenvolver a inteligência emocional no contexto da aprendizagem.

O programa é constituído por seis sessões, cada uma abordando dimensões específicas relacionadas com o mindset e o autocuidado. 

Nas duas primeiras sessões investe-se nos conceitos de Mindset e de Autocuidado, e nas componentes psicológicas da ansiedade. Os alunos participam em atividades práticas, como a análise de situações académicas, identificando pensamentos, emoções e comportamentos associados, e o registo de pensamentos desfavoráveis comuns em contexto escolar. Esta introdução tem como principal finalidade levar os participantes a reconhecer padrões de pensamento e as suas implicações emocionais, promovendo reflexões importantes sobre a relação entre ansiedade e desempenho. 

As sessões 3 e 4 centram-se no autocuidado cognitivo e na reconfiguração mental. Através da visualização de um filme, é explicado como se processa a configuração mental. Neste âmbito, trabalha-se a reconfiguração mental através de  técnicas como auto-hipnose, afirmações, narrativa positiva e autoinstrução.  


No seguimento, os alunos identificam distorções cognitivas comuns no contexto académico e propõem afirmações positivas, como atividade prática, com recurso a um Padlet criado para o efeito. 

A 5ª sessão foca-se no autocuidado emocional, introduzindo ferramentas como o Mapa de Emoções de Kronberg e a Roda de Emoções de Plutchik, que ajudam os alunos a identificar e a compreender as emoções. São, também, apresentadas e experimentadas estratégias de autorregulação emocional, como respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo, meditação guiada, mindfulness e visualização mental. 

Na última sessão, integra-se todo o conhecimento e as competências desenvolvidas ao longo do programa. Os alunos analisam situações académicas reais, aplicando as estratégias aprendidas. São, ainda, apresentados os autocuidados físicos e sociais como componentes fundamentais do bem-estar. No final, os participantes avaliam o programa através de um formulário.

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