"Pausa para Respirar"

15-09-2023

"Pausa para Respirar" tem como objetivo principal proporcionar momentos de tomada de consciência do ato de respirar bem e de relaxamento, que contribuam para melhorar o bem-estar físico e emocional dos alunos.

Trata-se de uma atividade a ocorrer todos os dias, nos primeiros minutos das aulas após os intervalos mais longos da manhã e/ou da tarde, ou em outras situações que os professores considerem oportuno (p. ex. antes dos testes de avaliação).

Pretende-se assim:

• Introduzir a prática de respirar bem como instrumento, pessoal e coletivo, que promova a autorregulação, favorecendo a atenção, bem como, competências de gestão da ansiedade, entre outros.
  • Reduzir a agitação no início da aula que, por norma, ocorre após os intervalos maiores, de modo a evitar que o docente precise de investir tempo e esforço para regular o comportamento da turma.
  • Facilitar a disponibilidade cognitiva para aprender.
  • Favorecer a apropriação das estratégias pelos alunos de modo a que se tornem capazes de usar as estratégias em situações que exigem autorregulação.

No presente ano, 2023/24, pretende-se alargar ao 1º ciclo e, ainda, ao 5º ano, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do secundário, dando sustentabilidade ao trabalho iniciado em 2022/23 com o 2º e 3º ciclo.