Intervenção Multinível na Aprendizagem
A atuação do psicólogo em contexto escolar estruturada no quadro dos modelos multinível (MMN), no domínio da aprendizagem, com foco nas competências de leitura, escrita e matemática, de modo a assegurar uma intervenção precoce e preventiva, visando a promoção do sucesso escolar.
Abordagem de avaliação e intervenção multinível permite aumentar a intensidade e frequência do apoio prestado. Assim, quantas maiores forem as necessidades da criança, maiores serão os recursos, tempo e esforço despendidos em prol dessa carência com o objetivo de atenuar a discrepância face ao grupo.
A atuação da psicóloga passa por efetuar um despiste, implementar um programa na turma (nível 1), sustentado na evidência, capacitar os docentes responsáveis através de consultoria permanente (apoio psicopedagógico indireto), monitorizar a evolução (resposta á intervenção), identificar alunos com necessidade de uma intervenção mais intensa (nível 2 ou 3), bem como, envolver os encarregados de educação no processo ao longo do ano.
Intervenção Universal
O nível 1 comporta ações dirigidas a todos, com
o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas e maximizar a probabilidade de
sucesso de todos os alunos. São exemplos de ações para promoção de competências
matemáticas os projetos "Semear a Matemática", para o 1º ano, e o "JardiMat"
para o pré-escolar.
Intervenção Intermédia
O nível 2 engloba
intervenções de intensidade moderada, dirigidas a alunos identificados com
necessidades mais específicas, designadamente, por revelarem uma resposta
insuficiente ao nível 1. É geralmente implementado no formato de pequeno grupo.
Pode ser implementado no contexto de sala de aula pelo professor, ou pelo
psicólogo em sala à parte. Deve ser projetado para ser precoce (i.e.,
disponibilizado aos primeiros sinais de dificuldade), eficiente (i.e., de
rápido acesso) e eficaz (i.e., capaz de reverter trajetórias negativas), pressupondo-se como de carácter temporário para muitos dos alunos.
Intervenção Específica
O nível 3 corresponde
às práticas de intervenção e monitorização de progressos mais intensivas de
todas, e tem como destinatários os alunos que revelam uma resposta mínima às
intervenções de nível 1 e 2. Por norma, as dificuldades dos alunos deste nívelsão complexas, persistentes e de longa duração, exigem avaliações
compreensivas e especializadas, visando desenvolver planos de intervenção
significativos e personalizados.