Intervenção Universal
A Intervenção Universal, nível 1, comporta ações dirigidas a todos, com o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas e maximizar a probabilidade de sucesso de todos os alunos.
Apresentam-se alguns projetos em curso e outros que estão planeados para implementar logo que seja oportuno.
"Mente em Ação"
O programa "Mente em Ação" está dirigido aos alunos do 7º ano e visa dotar o estudante com competências de autorregulação da aprendizagem de modo a ser capaz de se automotivar, delinear objetivos e planos de trabalho ajustados, aplicar estratégias cognitivas eficazes e regular o comportamento / emoções face a adversidades académicas.
"Pausa para Respirar"
"Pausa para Respirar" tem como objetivo principal proporcionar momentos de tomada de consciência do ato de respirar bem e de relaxamento, que contribuam para melhorar o bem-estar físico e emocional dos alunos.
O programa "Rumo ao Futuro", dirigido aos alunos do 9º ano, visa desenvolver competências vocacionais, de modo a torna-los capazes de tomar uma decisão autónoma e responsável sobre o seu futuro escolar e profissional.
A atividade "Gostar + de Aprender" dirigida aos alunos do 5º ano, visa facilitar a transição e a adaptação ao novo Ciclo, pelo que está programada para ser implementada no arranque do ano letivo. Assim, durante o mês de outubro, ao longo de três sessões de 45 min, os alunos exploram alguns segredos do cérebro, bem como as dimensões...
O atual projeto para o 1º ano do 1º Ciclo, Semear a Matemática, pretende dar continuidade à intervenção desenvolvida, recorrendo ao modelo educacional multinível Response to Intervention (RTI), proposto por Barnet et al., 2004, de modo a identificar os alunos que não respondem à intervenção e a assegurar a atuação adequada para todos os alunos.
O projeto - "JardiMat - Jardinar a Matemática" visa a promoção de competências matemáticas no Pré-Escolar. Arrancou em 2021/22, contando com a colaboração da Universidade Lusíada Norte - Porto e o Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, através da Dra. Joana Cruz e da Dra. Daniela Gandra.